A culinária no carnaval marianense: o que comem os foliões nessa época?
Feijão tropeiro, café gelado e salada refrescante são algumas das receitas mais consumidas entre os frequentadores do carnaval da cidade
Por Júlia Péret, Maria Clara Soares e Wanessa Sousa
Colagem com fotos dos entrevistados da reportagem | Crédito: Ana Carolina Costa
#PraTodosVerem: A imagem mostra 6 pessoas, quatro mulheres e dois homens. Eles estão posicionados dentro de uma moldura, em primeiro plano e, em segundo, há uma montagem com imagens de comidas, como pizzas, hambúrgueres e cachorros-quentes.
O carnaval brasileiro é mundialmente conhecido, com festejos em diversas cidades do país. O da capital mineira, por exemplo, segundo dados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, recebeu, em 2023, cerca de 5,2 milhões de foliões, e em 2024, a cidade se prepara para recepcionar um número ainda maior de turistas.
Mariana, cidade localizada no interior de Minas Gerais, a aproximadamente 115 km da capital, Belo Horizonte, não fica para trás: os foliões mineiros são fãs da folia do feriado. E, para aguentar os dias de festa, nada melhor que um cardápio variado. Cachorro quente, hambúrguer, batata frita, feijão tropeiro e mandioca são alguns dos quitutes que estão sempre presentes no carnaval marianense.
Mas, é importante se atentar a alguns cuidados em relação à alimentação nessa época, especialmente devido ao consumo de bebida alcoólica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool ingerido pelos brasileiros supera 140 países e durante o feriado do carnaval, principalmente, a cerveja gelada e os destilados estão mais que garantidos entre o público. A nutricionista Giselle Magalhães, de 48 anos e formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) alerta:
“As pessoas têm que lembrar que o álcool é uma droga… é lícita, mas ainda é uma droga. Então, no Carnaval, o melhor a se fazer é tentar minimizar o efeito nocivo da bebida no organismo, e a primeira dica para isso é nunca beber de estômago vazio. O ideal é, antes de ingerir álcool, comer algum tipo de carboidrato, como pão e macarrão, mas, de preferência, sem molhos ou muita condimentação. (...) O carboidrato é indicado porque ele não exige muito do fígado, o que é melhor para o órgão ficar mais ‘descansado’ e metabolizar o álcool.”
Ainda, a egressa da UFOP dá uma dica para os foliões: “O macarrão cabelinho de anjo é uma ótima opção para o carnaval, além de ser barato e fácil, ele pode ser preparado rapidamente. É só colocar na água com um temperinho e sal, e tá pronto!”.
Essas dicas são essenciais para aproveitar o feriado com segurança e responsabilidade. Por isso, pensar em uma alimentação equilibrada para o feriado é imprescindível, afinal, ninguém gosta de passar mal e ter que ficar de repouso enquanto a festa acontece.
Ingrid Ribeiro, 29, por saber disso e como frequentadora assídua do carnaval marianense, opta por comer comidas leves, como frango e salada, antes de ir para os bloquinhos. Ainda, a artista conta que, quando ultrapassa o limite de álcool, recorre ao chá de boldo, que tem valor afetivo e familiar.
De forma semelhante à Ingrid pensa a dona Glória Campos, 57. Moradora de Mariana e dona de casa, ela conta que, no carnaval, prefere cozinhar comidas leves, em especial uma salada de alho-poró, super prática e refrescante. O prato tem como diferencial as diversas frutas que leva na receita.
Como um folião marianense precavido, Thiago de Paula, 29, explica que, por ter o hábito de ingerir álcool no carnaval, tem costume de preparar um macarrão incrementado, para não ir para a rua de estômago vazio.
Já Carmem Vidal, 54, moradora de Mariana e frequentadora do carnaval da cidade, no feriado, gosta de fazer o feijão tropeiro, que, segundo ela, é muito requisitado pelos familiares. Ela explica que, em razão do feijão tropeiro ser fácil de transportar, ela consegue levá-lo para o bloco e evitar comprar comida na rua.
Além disso, ainda há os foliões que preparam o famoso mexidão, que além de aproveitar tudo o que tem na geladeira, dá sustância e é super saboroso. É o caso de Carlos Victor Nascimento, 24, estudante da UFOP e atual morador de Mariana.
Mas, nem só de culinária vivem os foliões, as bebidas também são muito importantes. E aos amantes de café, uma ótima notícia para o carnaval. Débora Ferreira, 32, ensinou uma receita de café gelado com cachaça, ideal para ter mais energia e se refrescar nos dias de calor do feriado.