top of page

Abandono de cães em Mariana mobiliza a população e o poder público

Atualizado: 25 de out. de 2023

Embora exista amparo por parte das organizações e voluntários locais, animais lotam as ruas do município


Ian Cândido, Luzimara Santos e Maria Fernanda Melo

Foto colorida mostra em close uma casinha de cachorro feita de madeira. A casinha é vermelha, com telhado de duas caídas laranja e uma varanda amarela, na frente. Logo ao lado da porta de entrada estão os dizeres: “Prefeitura de Mariana Lar Comunitário

Abrigo para animais de rua foi colocado em frente ao prédio da Prefeitura de Mariana | Foto: Maria Fernanda Melo


A causa animal em Mariana possui legislação ativa, a qual estabelece mecanismos para a garantia do bem-estar de cães, gatos e outros animais na cidade. A Lei 3.409/21, por exemplo, enumera os deveres dos tutores e dos guardiões e regula métodos de denúncia para casos de abandono e maus-tratos, além de versar sobre as punições cabíveis aos infratores.


No entanto, sozinhos, os agentes legais não conseguem resolver o aumento do número de cães abandonados pelas ruas da cidade. Neste panorama, o trabalho do Centro de Acolhimento de Animais (CAA), bem como a atuação dos voluntários de ONGs, tal qual o Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA) e o Cãodomínio, começam a fazer a diferença.


Juntas, as instituições promovem ações importantes para o bem-estar dos animais domésticos, como campanhas de castração e adoção. Além disso, a força-tarefa conta com as redes sociais para conscientizar os moradores sobre a importância de sua contribuição para a causa animal.


Assista à reportagem e conheça um pouco mais sobre o trabalho das pessoas e organizações que se dedicam diariamente a proporcionar aos cães de Mariana um presente mais digno e um futuro de esperança.






コメント


bottom of page