top of page

Projeto de Lei pode impactar a Estação Ecológica de Arêdes

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Publicado em abril deste ano, o PL 387/2023 prevê a alteração dos limites territoriais da Unidade de Conservação.


Por Letícia Freitas e Lucas Menezes


A Estação Ecológica de Arêdes é uma Unidade de Conservação, criada em 2010, com objetivos de preservação de ecossistemas, vestígios arqueológicos e mananciais da região. Localizada no município de Itabirito, a área de 1.557 hectares, concentra, além de nascentes, aproximadamente 520 espécies de plantas e 260 espécies de animais.


Faixa de manifestação na Estação Ecológica de Arêdes | Foto: Thomás Toledo

#PraTodosVerem: No centro da foto, há uma faixa branca com a mensagem “Em defesa do solo nacional e dos bens naturais! Chega de mineração predatória! Preserve a Estação Ecológica de Arêdes”. Ao fundo, aparece uma parte das árvores e estruturas da Unidade de Conservação. Do lado direito, atrás da faixa, há três pessoas que parecem conversar. 


Apesar da relevância ambiental, Arêdes enfrenta, em seus 13 anos de existência, os interesses da mineração predatória. Neste momento, o Projeto de Lei 387/2023 também tem gerado preocupação. O PL é de autoria do deputado estadual João Magalhães (MDB) e, se aprovado, vai alterar os limites territoriais de Arêdes, abrindo ainda mais os caminhos para a mineração. 

Até o fechamento desta reportagem, o parlamentar não respondeu aos contatos feitos pela equipe do Lampião Digital. 


Confira a reportagem para entender mais:



















Comments


bottom of page