O Mirante das Artes é uma representação da cultura local para além do Centro Histórico
Por Beatriz Granha, Érika Vicentini e Natália Santos
Jovens talentos marianenses ganham espaço Mirante das artes, no bairro Cabanas, para performarem
canções e improvisos | Foto • Natália Santos
O Mirante das Artes, localizado no Bairro Cabanas, região periférica marianense, é um local que se tornou, aos poucos, um ponto de encontro para o movimento artístico criado por jovens do bairro. O Movimento Trem Trinta e Um (TT1) reúne artistas produtores de arte de forma independente, focados no rap e no hip hop. Com a movimentação trazida pelo grupo e sua popularização, o Mirante é hoje uma referência na cena cultural da cidade que tem ganhado força e até então se mantinha muito focada no Centro Histórico.
Ele surgiu da criatividade, da concentração espontânea de indivíduos talentosos e da receptividade dos proprietários. É um lugar recheado de variadas formas de arte e que abraça a diversidade. Atualmente recebe pessoas de diversos bairros e até mesmo de cidades vizinhas, tornando-se um local conhecido na cena cultural marianense, como um pub aberto ao público, com galeria de arte e espaço para apresentações, além de sediar reuniões, ensaios e festas promovidas pelo TT1.
O TT1 é composto por jovens que descobriram a potência de fazer arte coletivamente, buscando integrar e impulsionar a produção artística dos participantes. Dessa forma, o Movimento TT1 e o Mirante das Artes crescem juntos e impulsionam um ao outro, valorizando a coletividade como ponto fundamental para as dimensões política e social. Outros pontos relevantes são a resistência e a vontade de fazer com que as vozes da periferia ecoem e sejam reconhecidas, e não mais apagadas em detrimento das manifestações tradicionais e centrais.
Assista ao mini documentário que explora a história e o conceito artístico do Mirante e como esse ambiente fortalece o cenário cultural marianense.
Comments