top of page

Comunidade escolar retorna às aulas no Novo Bento

Atualizado: 24 de ago. de 2023

Com o reassentamento ainda em obras, estudantes e professores já estão frequentando a escola no novo distrito de Bento Rodrigues; mudança tem a aprovação de pais e docentes


Amanda Maia, Larissa Caroline, Luciana Cristine e Matheus Duarte

A imagem mostra uma cena com vários elementos. Em primeiro plano, há um caminhão branco parado em uma rua ao lado esquerdo da imagem. Perto do caminhão há uma placa azul com a escrita branca com fundo vermelho que diz “Escola Municipal de Bento Rodrigues”. A placa está posicionada no lado direito da rua. Ao fundo à esquerda, há um prédio branco com escadarias cinzas e com grades alaranjadas. O edifício é bastante proeminente e abrange uma parte significativa da imagem.

Fachada da Escola Municipal de Bento Rodrigues, localizada no Novo Bento e entregue aos alunos

no dia 31 de julho de 2023. Foto: André Carvalho


A volta às aulas do segundo semestre de 2023 na Escola Municipal de Bento Rodrigues ocorreu no dia 31 de julho, no reassentamento do novo distrito de Bento Rodrigues, conhecido como Novo Bento, em Mariana. Alunos e professores serão transportados pela Fundação Renova para a nova estrutura da escola construída pela instituição, criada pela Vale e BHP Billiton, para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, que ocorreu em 5 de novembro de 2015. No total, 19 pessoas morreram, 362 famílias ficaram desabrigadas e 2,2 milhões de pessoas foram atingidas na bacia do Rio Doce. Após quase oito anos da tragédia, os moradores de Bento continuam aguardando a reparação, pelas empresas, pelas perdas e danos causados.


Estrutura da antiga Escola Municipal de Bento Rodrigues, após o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015 |

Foto: Lucas Leão/TV Globo


Com um total de 24 chaves entregues, 711 imóveis e entre 18 a 24 famílias habitando o novo distrito, as crianças são as primeiras a pisar, em massa, no Novo Bento, o que causa questionamentos, tendo em vista que o local ainda é um canteiro de obras.


Posterior ao rompimento da barragem, os estudantes coabitaram a Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, em Mariana, e em seguida foram realocados para uma casa adaptada exclusivamente para abrigar a comunidade escolar de Bento Rodrigues, localizada na Rua do Catete, onde permaneceram nos últimos oito anos.


Na Dom Luciano, o desafio da comunidade escolar de Bento foi se adequar à rotina e funcionamento da escola. Já no espaço escolar adaptado, a questão do espaço reduzido foi uma das dificuldades que encararam | Foto 1: Lui Pereira / Agência Primaz

Foto 2: Luciana Cristine


Hoje, mesmo com o reassentamento inacabado, as opiniões são unânimes, entre pais e responsáveis pelos alunos e o corpo docente, quando se trata da volta às aulas na escola no Novo Bento . Como se passaram muitos anos após a tragédia, eles acreditam que o retorno às aulas no local é um passo para habitar e recomeçar o novo distrito.


Ouça o podcast “Escola Municipal de Bento Rodrigues: um patrimônio em reconstrução” e conheça todos os detalhes do retorno às aulas no reassentamento do distrito, além das questões geradas em torno dessa retomada.





Comments


bottom of page