Que tal transformar todo mundo em Papai Noel? O Lampião Digital acompanhou as campanhas de Natal dos Correios e da Apae em Mariana, trazendo os bastidores desde a escrita das cartinhas até a entrega dos presentes.
Por Nathália Paes, Miller Corrêa de Brito e Larissa Arruda
Entrega de presentes na EM Cônego Paulo Diláscio | Foto: Nathália Paes
#ParaTodosVerem - Em primeiro plano, cinco crianças com gorros vermelhos de Natal abrem presentes com embrulhos coloridos. Ao fundo, estão dispostas várias cartinhas de natal com desenhos coloridos, sobrepostas por listras verdes e vermelhas. Acima das crianças está a logo do Lampião Digital adornada com um gorro de Natal e cercada de uma guirlanda verde e vermelha.
Quando chega a época do Natal, é costume pedir para as crianças escreverem cartinhas para o Papai Noel com os presentes que desejam ganhar. Essa prática busca tanto auxiliar os responsáveis na escolha dos presentes quanto aumentar a expectativa da criança, e até desenvolver sua capacidade de escrita. Às vezes, porém, a carta vai parar nas mãos de um Papai Noel um tanto diferente.
O apadrinhamento das cartinhas de Natal é uma campanha comum e baseada na solidariedade. Nela, membros da comunidade escolhem cartas geralmente escritas em escolas e instituições participantes, e presenteiam crianças que não conhecem com um presente escolhido por elas. Este ano, os ajudantes do Papai Noel acompanharam duas campanhas: a dos Correios e da Apae de Mariana.
A Campanha Papai Noel dos Correios existe há mais de 30 anos, e atende crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental. Em Mariana, os Correios realizam um sorteio para selecionar duas instituições a serem contempladas, visando garantir que todas as cartinhas recebidas sejam apadrinhadas. No Natal de 2023, mais de 200 cartinhas foram adotadas, divididas entre a Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio, no bairro Morro Santana, e a Casa Lar Estrela, no Centro.
A Apae de Mariana, por outro lado, tem sua própria campanha solidária. A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais promove o “Natal Inesquecível” há 13 anos, e abrange todas as crianças e adultos atendidos pela instituição, um total de 187. No início, houve dificuldade para conseguir padrinhos que adotassem as cartas, mas graças à mobilização da comunidade e dos funcionários da própria Apae, o Natal Inesquecível é esperado com ansiedade durante todo o ano.
Os ajudantes do Papai Noel, em parceria com a equipe do Lampião Digital, acompanharam de perto os bastidores do Natal e a entrega dos presentes nas três instituições. Para saber mais sobre as campanhas, instituições e movimento da solidariedade em Mariana, assista o mini documentário “Por trás do presente: os bastidores do Natal”!
Optamos por não veícular imagens das crianças da Casa Lar Estrela por se tratarem de crianças em situação de vunerabilidade social.
Que emoção boa é apadrinhar uma criança, um sonho! A doação é sempre muito feliz para o viver!